Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aura e Obra de Arte por Walter Benjamin


Aura é a energia liberada pelo corpo humano, que reflete o estado físico, espiritual e emocional de cada ser. Ela é o meio para a percepção de como é e de como se encontra o indivíduo, é a extensão da energia do corpo para além do corpo físico.

A unicidade da obra de arte é idêntica à sua inserção no contexto da tradição. Sem dúvida, essa tradição é algo de muito vivo, de extraordinariamente variável. Uma antiga estátua de Vênus, por exemplo, estava inscrita numa certa tradição entre os gregos, que faziam dela um objeto de culto, e em outra tradição na Idade Média, quando os doutores da Igreja viam nela um ídolo Malfazejo. O que era comum às duas tradições, contudo, era a unicidade da obra ou, em outras palavras, sua aura.”
( w. Benjamin )



Benjamin vê a aura da obra de arte como algo unico de uma arte. A forma com que gregos e clérigos medievais encararam a estátua de Vênus definiriam sua Aura, tornando-a singular aos olhos de quem a vê.

Um comentário:

  1. Oi. Sua postagens são boas. Mas elas precisam ser mais frequentes e contemplar mais diretamente os estudos desenvolvidos na disciplina. Deve explorar mais também as atividades culturais propostas.

    ResponderExcluir